22.07

Depois de muita luta e excelentes resultados nas ações anteriores nos Estados e municípios, chegamos à etapa decisiva do movimento “Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo”. Vamos mobilizar o Brasil!
 
Como planejado desde o início, a estratégia é levar o movimento até Brasília no dia 04 de agosto, capital do país, onde teremos exposição nacional e poderemos ter contato mais próximo com as autoridades capazes de articular uma solução para nossas instituições. A manifestação pacífica acontecerá na Alameda dos Estados, na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional. A CMB vai disponibilizar um carro de som e sugere que os participantes usem camisetas do movimento, faixas e cartazes. No fim da tarde, deve ser realizada a reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, no Plenário 1, da Câmara dos Deputados. O objetivo é apresentar os dados atualizados do Setor aos parlamentares e autoridades convidadas, apontando a dívida crescente do SUS com as entidades sem fins lucrativos, que já ultrapassa R$ 21 bilhões.
 
Mas para obtermos sucesso nessa etapa, é necessário demonstrar a real relevância das reivindicações que vamos apresentar. Temos que chamar a atenção e provar que temos o apoio da população, que quer ter seu direito à saúde garantido. Assim teremos uma grande cobertura da imprensa e poderemos convencer o poder público de que representamos o desejo dos brasileiros. 
 
Por isso precisamos nos organizar e criar as condições para que o maior número de pessoas participe. Para que nosso discurso seja uniforme, a CMB organizou um pequeno guia com providências para que o ato alcance todo o seu potencial. Esse guia traz instruções para as caravanas que vão participar da mobilização, indicando onde os ônibus poderão parar e os locais mais próximos para alimentação. Clique aqui para acessar o documento. 
 
Também pedimos aos nossos afiliados que encaminhem um ofício aos deputados estaduais e federais da sua região, bem como aos prefeitos, vereadores, secretários e demais autoridades, solicitando o apoio ao movimento e, se possível, a presença deles no dia da manifestação. Esse esforço poderá ser maior com os deputados federais, que já estarão em Brasília. Quanto mais autoridades presentes, mais força daremos ao nosso movimento. Baixe neste link o ofício. IMPORTANTE: não esqueça de alterar as informações e acrescentar a logo da instituição.
 
Vamos colocar todas as energias para fechar com chave de ouro essa campanha tão bem sucedida até agora. Nossas instituições e o povo brasileiro dependem disso. A Femipa e a CMB incentivam a participação de todos na luta pelo reconhecimento da importância das santas casas e pela solução dos problemas. Prepare-se e participe!
 
Por fim, pedimos que os hospitais afiliados que vão participar do Dia D Nacional confirmem presença pelo e-mail rosita@femipa.org.br.
Contamos com todos vocês.
Diretoria FEMIPA