O banho em água corrente, com sabonete, shampoo, hidratante, entre outros, é a melhor forma de manter a higienização do corpo. Contudo, quem está acamado, por vezes, não consegue ir até o chuveiro. É aí que entra uma solução simples e de muita importância: a higienização no leito. É assim que o Hospital Ministro Costa Cavalcanti tem “banhado” pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da instituição e que não podem levantar da cama. O banho a seco, como é chamado, contribui para higienização do corpo e a eliminação de bactérias que podem causar dermatites e infecções da pele.

Para se entender, pacientes internados na UTI Geral, por exemplo, podem ficar acamados por dias. Em muitos casos, não pode sair do leito e então, técnicos de enfermagem aplicam a técnica do banho a seco. Com lenços de composição apropriada para isso, úmidos e com hidratantes e outros componentes benéficos para a higienização, eles limpam a pele superficial e locais de fricção, como axilas.

Segundo a enfermeira do Serviço de Controle de Infecções, Regiane Silva, os benefícios são vários. “O banho se caracteriza como o instante em que são retiradas todas as células mortas, sujidades e microrganismos que estejam aderidos à pele e previne a proliferação de fungos e bactérias que causam infecções, principalmente próximo a curativos e procedimentos realizados nos pacientes” explicou ela, que continuou: “Os pacientes são manipulados o tempo todo e nisso pode acontecer a contaminação cruzada, por isso a importância da higienização”, falou. A enfermeira do Serviço de Cuidados com a Pele e Estomaterapia, Meriellen Olivia Fucks, completou que “a higienização e a hidratação da pele é uma parte indispensável do cuidado, pois ajuda a prevenir contra as infecções e irritações da pele”.

Quem aprovou foi o paciente Gilberto, de 60 anos. Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral, ele tomou o “banho de paninho”. “Eu não posso sair daqui por conta dos fios, não tenho forças para ficar em pé por conta da medicação, mas os paninhos já ajudaram a tirar um pouco da sujeira, do cansaço. Que bom que conseguiram uma alternativa para deixar tudo limpo, até o cabelo”, falou. O banho a seco é realizado diariamente em todos os pacientes internados nas UTIs do complexo hospitalar e que não podem ir até o chuveiro.

Fonte: Hospital Ministro Costa Cavalcanti