A Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa), que representa 60 instituições de Saúde, informa à imprensa que os hospitais filantrópicos estão seguindo as orientações das autoridades em relação ao COVID-19.
Desde a semana passada, a Femipa está em diálogo permanente com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), que compôs uma comissão especial para monitoramento da situação.
É importante frisar que os hospitais beneficentes e santas casas do Paraná, responsáveis por mais da metade dos atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como de boa parte dos pacientes de planos de saúde, estão preparados para atender normalmente a população.
Dessa forma, reforçamos que não há motivos para pânico. As unidades de pronto atendimento devem ser procuradas apenas em casos de sintomas associados à doença, evitando exposição desnecessária a diferentes vírus.
A orientação à população, neste momento, é para que as pessoas que retornam de viagem internacional em regiões onde há confirmação de transmissão local da doença fiquem alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias após a volta. No caso de febre associada a outro sintoma respiratório, a orientação é procurar um serviço de saúde.
O acompanhamento está sendo feito em tempo real e, em uma eventual mudança do cenário, um novo encontro com os hospitais será organizado para definir os próximos passos.
Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa)
Fonte: Assesoria de Imprensa Femipa - Interact Comunicação