Elenara Ribas enfatiza que os participantes do curso aprenderão a identificar e entender as reações das equipes quando mudanças e melhorias são propostas dentro de uma instituição hospitalar, especialmente no contexto do processo de acreditação. “A acreditação exige várias mudanças dentro da organização, visando aprimorar os processos e proporcionar um melhor atendimento ao paciente”, explica a especialista.
No entanto, Ribas reconhece que tais mudanças podem ser percebidas como uma sobrecarga de trabalho e uma ameaça. “Na verdade, é o contrário. Essas mudanças qualificam os procedimentos, fazendo com que o trabalho flua com mais assertividade e seja otimizado”, ressalta.
Ela ainda destaca que a resistência à mudança é um comportamento natural, mas existem diversas estratégias para apoiar e envolver as equipes nesse processo. “Engajar pessoas pode ser facilitado por métodos e ferramentas específicas, adaptadas para cada público”, conclui a médica.
O curso promete ser uma oportunidade para profissionais da saúde que desejam aprimorar habilidades de liderança e gestão de mudanças, visando sempre a melhoria contínua da qualidade e segurança nos cuidados aos pacientes.
Acesse o site da ONA e saiba mais informações.
Fonte: Saúde Business