Nesta semana, nos dias 19 e 20 de junho, o Centro Hospitalar São Camilo, em Ponta Grossa (PR), recebeu a nova turma do curso Gestão estratégica de custos em Saúde, que foi promovido pela FEMIPA e teve a participação dos professores Eduardo Regonha e Robson Luis do E. Santo, da XHL Consultoria. Mais uma vez, a capacitação foi sucesso de público, com mais de 30 participantes.

Os participantes puderam aprender, entre outras coisas, como chegar exatamente ao custo de cada procedimento realizado dentro de um serviço de diagnóstico, quanto custa o atendimento do pronto socorro de cada paciente, bem como os modelos de remuneração dos serviços e quanto é pago pelas operadoras aos hospitais.

“Não é mais admissível imaginarmos que um hospital, uma clínica ou um serviço diagnóstico farão suas negociações sem conhecerem efetivamente os custos inerentes aos serviços. Temos que conhecer quanto é uma diária, quanto custa uma hora de cirurgia, um procedimento realizado. Isso facilita a negociação e a tomada de decisões”, apontou Regonha.

Para o palestrante, o curso é também uma oportunidade de o profissional esclarecer dúvidas e conhecer novas ideias. “Procuramos sempre envolver os participantes, para que troquem experiências e discutam com os colegas cada ponto trabalhado e que possa ter gerado dúvidas. Além disso, serve para que eles comecem a pensar no processo de implantação da gestão de custos nas instituições”, garantiu.

Por fim, Regonha destacou que, nesse processo de custos, é fundamental envolver os gestores, para que conheçam e gerenciem os custos da sua área e utilizem a ferramenta para ajudar a instituição a controlar e, muitas vezes, reduzir valores.

“Neste curso, mostramos os caminhos para fazer tudo isso e as possibilidades que temos com o uso coerente e consistente da ferramenta de gestão de custos. Foi muito gratificante estar aqui com a FEMIPA mais uma vez nesse encontro”, completou.

Fonte: FEMIPA