Como instituição filantrópica em que o apoio da sociedade é imprescindível para proporcionar assistência em saúde com excelência, o Complexo Pequeno Príncipe, Curitiba (PR), reconhece a importância das doações. Diante do desastre no Rio Grande do Sul, a instituição se mobiliza em diferentes iniciativas para apoiar o povo gaúcho.

Entre elas, a parceria da telessaúde do Hospital com o Moinhos de Ventos, de Porto Alegre – que também é referência nacional. O objetivo é contribuir com atendimento remoto a crianças e adolescentes que precisam de cuidados em saúde no estado neste momento tão difícil. São mais de 20 médicos que atendem pediatria geral cadastrados para prestar o serviço voluntariamente.

Outra iniciativa é a doação de materiais, medicamentos e alimentos para contribuir com o esforço dos hospitais gaúchos para se manterem em funcionamento. O Pequeno Príncipe enviou medicamentos (antibióticos, anti-hipertensivos e suplementos vitamínicos), materiais médico-hospitalares exclusivos para o tratamento de pacientes (luvas cirúrgicas, cânulas de entubação e curativos), materiais de higiene pessoal e de limpeza (9 mil fraldas infantis, 3 mil kits de higiene oral – escova, fio e creme dental – sacos de lixo, vassouras e luvas), alimentos não perecíveis (arroz, açúcar, sal, feijão, macarrão, extrato de tomate e suplementos alimentares). A entrega será feita por meio do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Campanhas internas de doações

A Faculdades Pequeno Príncipe, unidade de ensino do Complexo, aderiu ao Projeto Chimarrão Solidário – que envolve outras instituições de ensino e um shopping de Curitiba – e está arrecadando donativos. No Hospital, os colaboradores estão realizando doações de fraldas e produtos de higiene, como escova e creme dental, absorvente, sabonete e xampu. Medidas de apoio direto também estão sendo tomada diante da preocupação com aos familiares de colaboradores atingidos pela tragédia.

Por fim, o Pequeno Príncipe está divulgando orientações, preparadas pelo serviço de Psicologia, de como falar com as crianças sobre as enchentes, considerando que esse triste momento atinge a todos direta ou indiretamente. Para ter acesso ao conteúdo, basta acessar do site (https://pequenoprincipe.org.br/noticia/como-falar-sobre-as-enchentes-com-as-criancas/) e as redes sociais do Hospital. Clique aqui para conferir.

Sobre o Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do país, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o Brasil. É referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Com 369 leitos, incluídas as 76 UTIs, atende em 47 especialidades e áreas da pediatria que contemplam diagnóstico e tratamento, com equipes multiprofissionais, e promove 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, realizou cerca de 228 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 307 transplantes. E, pelo terceiro ano consecutivo, a instituição figura como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, de acordo com um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe