Nas últimas semanas, o Brasil tem assistido, consternado, à tragédia que assola o Rio Grande do Sul, um momento de profunda dor e sofrimento e de pesar pelas vidas perdidas. Mas, mesmo com tantas dificuldades, os gaúchos têm demonstrado força e resiliência e estão de mãos dadas apoiando uns aos outros, mesmo nas piores condições. É importante mencionar também que santas casas e hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul continuam lutando para se manter de pé e ajudar a salvar vidas. Por isso, à Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul (FederaçãoRS) e a todos os hospitais, o sincero apoio da FEMIPA e dos hospitais afiliados.

O presidente da FEMIPA, Dr. Charles London, reforça que as instituições paranaenses estão à disposição para ajudar no que for preciso. “Sabemos da força dos filantrópicos ao redor do país. Mesmo nas piores crises, todos sempre seguem no propósito de fazer a diferença e prestar o melhor atendimento à população. Não seria diferente agora. São muitos os desafios daqui para frente, mas a união de esforços vai ajudar a reerguer este importante estado”, declara.

E nesse cenário desafiador, uma grande onda de solidariedade tem se espalhado pelo país. No Paraná, diversos hospitais afiliados à FEMIPA têm feito ações para contribuir no que for possível. Confira abaixo alguns exemplos!

Hospital Pequeno Príncipe

Diante do desastre no Rio Grande do Sul, o Complexo Hospitalar Pequeno Príncipe se mobiliza em diferentes iniciativas para apoiar o povo gaúcho.

Entre elas, a parceria da telessaúde do Hospital com o Moinhos de Ventos, de Porto Alegre – que também é referência nacional. O objetivo é contribuir para o atendimento remoto a crianças e adolescentes que precisam de cuidados em saúde no estado neste momento tão difícil. São mais de 20 médicos que atendem pediatria geral cadastrados para prestar o serviço voluntariamente.

Outra iniciativa é a doação de materiais, medicamentos e alimentos para contribuir com o esforço dos hospitais gaúchos para se manterem em funcionamento. O Pequeno Príncipe enviou medicamentos (antibióticos, anti-hipertensivos e suplementos vitamínicos), materiais médico-hospitalares exclusivos para o tratamento de pacientes (luvas cirúrgicas, cânulas de entubação e curativos), materiais de higiene pessoal e de limpeza (9 mil fraldas infantis, 3 mil kits de higiene oral – escova, fio e creme dental – sacos de lixo, vassouras e luvas), alimentos não perecíveis (arroz, açúcar, sal, feijão, macarrão, extrato de tomate e suplementos alimentares). A entrega será feita por meio do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Campanha interna – A Faculdades Pequeno Príncipe, unidade de ensino do Complexo, aderiu ao Projeto Chimarrão Solidário – que envolve outras instituições de ensino e um shopping de Curitiba – e está arrecadando donativos. No Hospital, os colaboradores estão realizando doações de fraldas e produtos de higiene, como escova e creme dental, absorvente, sabonete e xampu. Medidas de apoio direto também estão sendo tomada diante da preocupação com aos familiares de colaboradores atingidos pela tragédia.

Por fim, o Pequeno Príncipe está divulgando orientações, preparadas pelo serviço de Psicologia, de como falar com as crianças sobre as enchentes, considerando que esse triste momento atinge a todos direta ou indiretamente. Para ter acesso ao conteúdo, basta acessar do site (https://pequenoprincipe.org.br/noticia/como-falar-sobre-as-enchentes-com-as-criancas/)

Santa Casa de Curitiba

A instituição, primeira da capital do estado e, por muitos anos, a única, está arrecadando doações de água, roupas e calçados em todas as unidades, que serão repassadas com o intuito de levar conforto e esperança às famílias atingidas. A Maternidade Alto Maracanã arrecada, além dos itens citados, também alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza.

Endereços dos pontos de arrecadação:

📍Hospital Santa Casa de Curitiba
Praça Rui Barbosa, 694 – Centro, Curitiba

📍Unidade Externa Santa Casa – Instituto de Medicina
R. Ubaldino do Amaral, 550 – Centro, Curitiba

📍Ambulatório SUS
R. Rockefeller, 1450 – Rebouças, Curitiba

📍Hospital Maternidade Alto Maracanã
R. São Pedro, 892 – Jardim Nossa Sra. de Fatima, Colombo

📍Hospital Santa Casa de Piên
R. Natal, 334 – Centro, Piên

📍UNIICA – Unidade Prado Velho
Av. Mal. Floriano Peixoto, 2509 – Prado Velho, Curitiba

📍UNIICA – Unidade Jardim Botânico
Rua Eleonora Muricy Novaes, 171 – Jardim Botânico, Curitiba

Hospital Angelina Caron

O hospital, grande instituição da Região Metropolitana de Curitiba, fechou uma parceria com a Prefeitura de Campina Grande do Sul para arrecadar doações. Podem ser doados água, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e material de limpeza. Os produtos podem ser levados para o Serviço Social do Hospital Angelina Caron, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo número: 41 3513-3908 e fale com Kelli.

📍Endereço: Rodovia do Caqui, 1150 – Campina Grande do Sul

Hospital Filantrópico Policlínica

O Hospital é ponto de coleta para doações de garrafas de água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal (fraldas, lenços umedecidos, escova de dentes, creme dental, absorventes, sabonete etc.) e produtos de limpeza. Tudo o que for arrecadado será encaminhado para o Corpo de Bombeiros, que fará a devida destinação.

📍Endereço: R. Pedro Ramires de Mello, 361, Centro – Pato Branco

Hospital Ministro Costa Cavalcanti

Neste ano, a tradicional campanha do agasalho da Itaipu Binacional terá um foco diferente e uma arrecadação ainda mais ampla, para apoiar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os esforços serão coletivos entre a Itaipu Binacional e suas fundações, entre elas o Hospital Costa Cavalcanti. A coordenação do Força Voluntária destinará todas as arrecadações à Defesa Civil e aos Bombeiros.

Itens que podem ser doados: agasalhos (roupas, acessórios, calçados, cobertores e roupas de cama – todos em bom estado de conservação); alimentos não-perecíveis (açúcar, arroz, bolachas, café em pó, farinha de trigo, feijão, macarrão, molho ou extrato de tomate, óleo de soja/girassol, sal refinado e leite em fórmula); itens de higiene pessoal (sabonetes, shampoos/condicionadores, absorventes, fraldas infantis e geriátricas, escova/pasta de dente etc.); e outros itens (água potável e material de limpeza).

📍No HMCC, são dois pontos de coleta: Recepção de Internação (Av. Gramado, 580) e Centro Clínico (Av. Parati, 737), ambos em Foz do Iguaçu.

Santa Casa de Londrina

A ISCAL se uniu em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul com dois pontos de coleta de donativos. A Santa Casa de Londrina e o Hospital Infantil Sagrada Família receberam as doações de gêneros variados  de alimentação humana, animal e roupas, e a primeira remessa de donativos seguiu para o Rio Grande do Sul na quinta-feira, dia 16/05, por caminhões da empresa Hydronorth Tintas e Resina. A próxima remessa deve seguir na segunda-feira, dia 20/05.

📍Endereços:

– Santa Casa de Londrina – Rua Espírito Santo, 523, Centro – Londrina

– Hospital Infantil Sagrada Família – Av. Juscelino Kubitschek, 2615, Centro -Londrina