O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, recebeu nesta segunda-feira (13), em seu gabinete, a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que cumpre agenda em Curitiba neste início de semana. A intenção foi tratar sobre novas parcerias entre o Governo do Estado e a União, com o objetivo de viabilizar mais recursos para a rede pública de saúde.
O encontro também foi a oportunidade de apresentar algumas experiências do Paraná que podem ser replicadas em âmbito nacional. “Temos a melhor equipe de saúde pública do país e também somos exemplo em diversas áreas. Por isso, nos colocamos à disposição do Ministério da Saúde para que políticas de sucesso aqui do Paraná possam ser levadas para o restante do Brasil”, disse o secretário.
Caputo Neto também fez questão de agradecer a atenção que o governo federal tem dado às demandas do Paraná. “Finalmente nosso Estado está sendo tratado com o respeito que merecemos. Prova disso é o volume de recursos extras que serão liberados para a saúde do Paraná neste ano”, declarou.
Em janeiro, o ministro Ricardo Barros veio à Curitiba para anunciar o aporte de mais R$ 402 milhões ao SUS do Paraná, entre recursos para investimentos e habilitações de serviços. “Este diálogo estabelecido com o Ministério da Saúde fez com que destravássemos uma série de habilitações e credenciamentos que estávamos esperando há anos. Tudo isso resultou em mais recursos para o custeio da nossa rede”, explicou o secretário.