IMG_7142Amanhã começa o 8º Seminário Femipa e hoje a Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB) escolheu Curitiba para realizar a 152º Reunião do Conselho de Administração da entidade. O encontro, que aconteceu no Hotel Pestana, reuniu presidentes das Federações estaduais. O presidente da CMB, Edson Rogatti, e o diretor-geral da instituição, José Luiz Spigolon, abriram os trabalhos aprovando a ata da última reunião.

Em seguida, Rogatti deu as boas vindas aos presentes e falou a respeito do cenário do setor de Saúde filantrópico no Brasil. Ele lembrou a recente nomeação de Marcelo Castro para o Ministério da Saúde e ressaltou que o novo ministro está, no momento, procurando se inteirar dos principais assuntos da pasta. Segundo Rogatti, Castro está dialogando com os diferentes atores do setor de saúde pública brasileiro e abriu as portas para uma conversa com os filantrópicos, a fim de ouvir as demandas urgentes do segmento.

O presidente da CMB também aproveitou a reunião para destacar o trabalho com os senadores no movimento em prol das santas casas e hospitais filantrópicos. “É inestimável o apoio dos senadores para a causa dos filantrópicos. Sem esse suporte que eles têm dado, seria muito mais difícil articular com o governo os interesses da população”, reforçou.

O terceiro ponto abordado na reunião foi sobre o novo formato e o regimento da Rede Saúde Filantrópica. Os presidentes das Federações definiram que primeiramente será eleito um novo diretor de relações institucionais para que esse diretor decida, posteriormente, como vai ficar a Rede.

Outro assunto bastante discutido pelos presentes na reunião do conselho de administração da CMB foi sobre a MP 684, que altera a Lei 13.019 e que será votada na próxima semana. Rogatti lembrou que a Saúde não foi excluída do escopo da Lei. “Isso pode complicar a situação dos hospitais, porque a Lei, que vai entrar em vigência em janeiro, regula a relação do governo com as organizações da sociedade civil e traz uma série de normas. Certamente a prestação de serviço dos filantrópicos enfrentará ainda mais dificuldades”, avalia o presidente do CMB.

O presidente da Femipa, dr. Luiz Soares Koury, disse que essa foi a primeira vez que a CMB fez a reunião do conselho de administração em Curitiba. Para ele, esse é um reconhecimento pela qualidade do Seminário, que já é tradição entre os filantrópicos. “A Femipa se sente muito honrada com a presença dos presidentes das federações aqui, que também vão prestigiar nosso evento anual. Nós conseguimos reunir a bancada federal paranaense para apresentar os problemas do setor, também mantemos uma boa relação com o secretário de Estado da Saúde. Essas são ações que a CMB avalia como importantes para o setor.  Por isso, eles decidiram nos prestigiar trazendo a reunião para cá”, declara.

Fonte: Assessoria de Imprensa Femipa