Já está no ar a íntegra da palestra sobre Gestão de Contas Hospitalares – Faturamento e Auditoria, apresentada no Educasus/Rede Telemedicina na última segunda-feira (08). Além de apresentar as formas de financiamento da assistência, as consultoras da Coordenação Geral dos Sistemas de Informação (CGSI/ MS), Luzia Santana de Sousa e Virgínia Lucas, abordaram as regras para registro de atendimentos ambulatoriais e de internação. A videoconferência pode ser acessada aqui.
De acordo com as consultoras, a forma de pagamento, que pode ser por incentivo, orçamentação geral ou parcial, ou valor pré ou pós-fixado, será definida entre os hospitais e os gestores.
Elas ressaltaram, ainda, que o registro da produção serve não apenas para a comprovação dos serviços, analisados pela auditoria, mas também para demonstrar a realidade do atendimento.
O Ministério da Saúde também está discutindo, com Estados e Municípios, a atualização dos sistemas de produção. Os dados necessários para o atendimento dos pacientes, conhecido como Conjunto Mínimo de Dados (CMD), que é uma resolução da Tripartite, por exemplo, deve começar a receber os dados da atenção básica a partir de maio. Já os dados de planos de saúde vão sair da TISS, da Agência Nacional de Saúde Suplementar, diretamente para o CMD. A partir de julho, quem recebe por contrato fixo também poderá alimentar o CMD diretamente de seus sistemas, desde que já gere as informações no formato previsto. Para acompanhar as discussões sobre o CMD: www.facebook.com/cmdsaude.
As apresentações do Ministério da Saúde no Educasus/Rede Telemedicina acontecem a cada 15 dias. A próxima participação será no dia 22 de maio. O tema do debate ainda está sendo definido.
Fonte: CMB