Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) recebeu a certificação 2024 de UTI Eficiente, concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Epimed. O reconhecimento  se refere ao desempenho das UTIs geral e cardíaca em 2023, reforçando o compromisso do HNSG com a qualidade no atendimento de pacientes de alta complexidade.
“Essa certificação é, sem dúvida, uma confirmação de que estamos no caminho certo, mas também de que temos uma grande responsabilidade em continuar buscando a cada dia a excelência nos cuidados aos pacientes a nós confiados”, afirma a Dra. Iara Buselato Chen, médica intensivista e coordenadora da UTI Geral do HNSG.
O selo UTI Eficiente faz parte do projeto UTIs Brasileiras e é concedido às Unidades de Terapia Intensiva de todo o país que apresentam boa eficiência clínica, de acordo com as matrizes de eficiência geradas pelo Sistema Epimed Monitor. Este é o maior sistema de gerenciamento de qualidade e desempenho de UTIs no Brasil, abrangendo mais de 800 hospitais brasileiros, além de instituições da América Latina e Europa. No total, são mais de 1.700 UTIs cujos dados estão registrados neste extenso banco de dados. “Por meio desse banco de dados, nós podemos nos comparar com outras UTIs brasileiras em termos de desempenho, qualidade de assistência, utilização de recursos e necessidade de cuidados. Todos esses indicadores são fundamentais para um bom serviço de terapia intensiva, bem como para conhecer nossa estrutura, nossas fraquezas e nossos pontos fortes”, acrescenta Dra. Iara.
Durante a entrega do selo, realizada no HNSG, os representantes da AMIB e Epimed agradeceram os esforços de todos os profissionais do hospital, que contribuíram para esses resultados e destacaram a evolução da instituição a cada ano.
Segundo a gerente de enfermagem do HNSG, Daiane Tais Champini Marques de Lima, a monitorização de indicadores na área hospitalar é crucial para a melhoria da qualidade do atendimento e do desempenho da saúde. “O Sistema Epimed proporciona ferramentas valiosas para o funcionamento de uma UTI, melhorando os desfechos dos nossos pacientes, a alocação de recursos e a qualidade geral da assistência multidisciplinar”, afirma.
O perfil dos pacientes que ocupam as UTIs do HNSG é de alta complexidade, incluindo oncológicos, transplantados e cirúrgicos. Além disso, o HNSG é referência em partos complexos, oferecendo atendimento intensivo para a mãe e o bebê. As UTIs do HNSG totalizam quase 60 leitos, sendo 20 na UTI Geral, 8 leitos na UTI Geral 2, 10 leitos na UTI Cardíaca e 20 leitos na UTI Neonatal e Pediátrica.

Fonte: Hospital Nossa Senhora das Graças