O Hospital Evangélico de Londrina acaba de receber mais um importante reconhecimento: a certificação de qualidade Acreditado Pleno (nível 2) da ONA – Organização Nacional de Acreditação. Após duas extensas visitas de avaliação para diagnóstico e uma visita de avaliação para certificação conduzidas pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação em Serviços de Saúde – IPASS, credenciado pela ONA, o hospital foi recomendado à Acreditação, atendendo todos os critérios para o recebimento da certificação.
A ONA é a mais respeitada certificadora de qualidade em serviços de saúde no Brasil com foco na segurança do paciente, atestando o nível de eficiência da instituição e sua eficácia tanto em processos internos, como na qualidade do atendimento, nível de segurança e interação entre as áreas. A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. O processo é de constantes avaliações e aprimoramento nos serviços de saúde, melhorando a qualidade da assistência.
São 3 níveis de acreditação, de 1 a 3. O nível 2 (dois) é o Acreditado Pleno, para instituições que atendem os critérios de segurança do paciente e apresentam gestão integrada, com processos em plena comunicação entre as atividades.
Para que fosse alcançado esse resultado, a instituição criou uma comissão conduzida pelo seu Escritório de Melhoria Contínua que envolveu toda a equipe. A partir do primeiro diagnóstico, realizado em outubro de 2015, foram cerca de 2 anos de muito trabalho e integração dos colaboradores em todos os níveis, do operacional à direção. O que incluiu a sensibilização dos colaboradores, realização de avaliações internas com relatórios constantes e acompanhamento, implantação e aprimoramento de indicadores e planos de ação para melhoria contínua.
Para atender todas as exigências, os processos de trabalho foram aperfeiçoados e padronizados e a estrutura física foi adequada. Com foco na segurança do paciente, foram implementadas melhorias no atendimento e na assistência. O hospital criou a UCA – Unidade Cirúrgica Ambulatorial, ampliou o pronto-socorro e alterou completamente a sua recepção principal, separando os fluxos de internação e de visita. Houve a profissionalização da gestão, a atualização do parque tecnológico e a capacitação de toda a equipe. Para a implementação das ações, foram investidos aproximadamente 1 milhão e oitocentos mil reais, advindos de recursos federais, de doações realizadas pelo corpo médico, pela comunidade e por meio de emendas parlamentares.
“O alcance da Acreditação ONA nível Pleno é fruto do trabalho e engajamento de todos os colaboradores, corpo clínico e parceiros do Hospital Evangélico de Londrina, que superaram importantes desafios e se empenham diariamente para promover a melhoria contínua na instituição, sempre focados na segurança do paciente e na excelência do atendimento”, destaca Fabio Sinisgalli, Superintende da AEBEL – Associação Evangélica Beneficente de Londrina, mantenedora do Hospital Evangélico de Londrina.
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) possui instituições acreditadas em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. E uma das principais categorias de acreditação da ONA são os hospitais. Os principais tópicos levados em consideração para a obtenção da certificação são: liderança e administração, organização profissional, atenção ao paciente/cliente, diagnóstico, abastecimento e apoio logístico, infraestrutura, apoio técnico e ensino e pesquisa. Hoje, dos 6 mil hospitais existentes no país, apenas 77 são certificados, e o Hospital Evangélico agora faz parte desse seleto grupo, que representa 1,5% de hospitais no Brasil a conquistar o certificado pleno de qualidade ONA.
“A conquista de uma certificação dessa magnitude é extremamente gratificante e está associada a uma atuação consistente e qualificada, em um mercado altamente competitivo. Através de processos claros, a equipe do Hospital Evangélico de Londrina coloca em prática valores como a humanização e excelência, que beneficiam nossos pacientes e a comunidade na qual pertencemos”, completa Sinisgalli.
Fonte: Assessoria de Comunicação AEBEL