A FEMIPA lançou, em agosto, o Programa de Atualização dos Gestores da Saúde (PROAGS-PR), em parceria com a empresa 8SR Gestão & Valor em Saúde, uma importante capacitação, dividida em cinco módulos, para dirigentes e colaboradores de santas casas e hospitais filantrópicos para melhoria de desempenho, dos processos e foco em resultados. O primeiro módulo, que aconteceu em setembro, já atingiu um excelente resultado, com quase 100 participantes, de mais de 30 hospitais do estado. Agora, FEMIPA e 8SR se preparam para o segundo grupo, que vai acontecer no fim de novembro, com o tema principal “Governança clínica como modelo de gestão”.

Para o presidente da FEMIPA, dr. Charles London, este programa é uma importante ação da Federação para oferecer aos hospitais associados não só um investimento em conhecimento, mas um passo estratégico para garantir que os processos sejam mais eficientes e orientados para resultados.

“Quando investimos em treinamentos e desenvolvimento, estamos criando um ambiente de aprendizado contínuo que impacta diretamente a qualidade do trabalho e a produtividade da equipe. Isso traz melhorias operacionais, mas, além disso, aumenta a motivação e o comprometimento dos colaboradores. É importante salientar também que, para nossos hospitais associados, a capacitação é gratuita, o que reforça nosso compromisso com a melhoria dos processos e da gestão, a atualização profissional e o fortalecimento do setor filantrópico como um todo”, declarou.

Milena de Arruda Menossi, gerente de Auditoria Hospitalar do Hospital Santa Casa de Colorado, participou do primeiro módulo do PROAGS-PR e destacou que essa é uma excelente oportunidade para agregar conhecimento e estimular a troca de experiências com equipes de outros hospitais. Na avaliação dela, os tópicos escolhidos para a capacitação faziam parte da prática diária das instituições, o que trouxe clareza para os processos. Um diferencial, segundo ela, foram as atividades práticas, que ajudaram a tornar o curso ainda mais produtivo.

“O curso foi bem objetivo, e pudemos fazer diversos exercícios. O que eu achei mais interessante é que o professor nos dividiu em grupos, para que pudéssemos conhecer outras realidades. Isso, para mim, muda o ponto de vista da gestão, porque desperta mais dúvidas, mas conseguimos ter um entendimento mais amplo por conhecermos essas diferentes realidades. Também acho muito importante termos esses cursos de qualificação promovidos pela FEMIPA, porque a Federação, por ser a entidade que conhece todas as dificuldades dos hospitais, pode oferecer conteúdos mais assertivos que agregam no nosso dia a dia e qualificam a gestão. Assim, nosso setor vai ficando mais fortalecido, que é a grande luta de todos. Pretendo estar presente nos demais módulos do PROAGS e das demais iniciativas da FEMIPA”, afirmou.

Quem também esteve presente no primeiro módulo do programa de atualização dos gestores em Saúde foi Renilde Puschel de Alvarenga, diretora do Hospital Cemil, de Umuarama. Segundo ela, o módulo trouxe uma visão clara de que o controle das ações, independentemente do porte da instituição hospitalar, é o melhor caminho. “Mesmo sendo um hospital de pequeno porte, é possível acrescentar competências que priorizam o cuidado e o bem-estar de forma efetiva, tanto para quem busca atendimento quanto para solidez da instituição de saúde”, destacou.

Ela acrescentou, ainda, que a capacitação proporcionou uma melhor compreensão sobre a importância da busca incessante de utilização de ferramentas que os hospitais têm em mãos, obtendo resultados que fundamentam análises da realidade e direcionam que estratégia seguir.

“As inovações tecnológicas, em uma visão geral, transformaram completamente todos os mercados. Não há como retornar, e o conhecimento é o que nos torna mais ou menos capazes de seguir adiante. Cabe aos profissionais dos segmentos de apoio, administrativos e assistenciais conhecerem o que circunda a complexidade de cada processo dentro da instituição hospitalar, assim como a relevância do mercado externo, seja de fornecedores de materiais,  medicamentos,  consumo em geral,  suporte de engenharia clínica, manutenção predial, entre tantos outros suportes necessários ao desenvolvimento das atividades hospitalares”, reforçou.

Por fim, ela classificou o programa como excelente, pois a realidade dos hospitais exige que se mantenham atualizemos continuamente. “O ambiente hospitalar instiga novas metodologias e tecnologias que tragam qualidade e segurança aos pacientes, familiares e profissionais de saúde, o que exige um esforço maior na prestação de serviços tanto direta quanto indiretamente. O primeiro módulo foi excelente, e a metodologia aplicada, com a participação de diversas áreas envolvidas no ambiente hospitalar a cada encontro, enriquece o crescimento da equipe. Parabéns, FEMIPA, por investir na profissionalização dos hospitais do Paraná”, concluiu.

Segundo módulo

O segundo módulo do Programa de Atualização dos Gestores da Saúde – Governança clínica como modelo de gestão – já está com as datas marcadas. O início será no dia 25 de novembro, no Auditório da Poli Saúde, em Pato Branco; a segunda aula vai acontecer no dia 27 de novembro, no Auditório do Centro de Especialidades do Hospital São Vicente, em Curitiba; e a última aula do módulo será no dia 29 de novembro, no auditório do Hospital Evangélico de Londrina.

Serão abordados temas focados nas equipes de gestão da assistência, trazendo conceitos de Governança Clínica, incluindo Gestão da Assistência, Auditoria Clínica, Segurança do Paciente, Desenvolvimento de Pessoas, efetividade clínica, entre outros temas relevantes para aprimorar a efetividade clínica das instituições.

O professor deste módulo será Marcos Aurélio Seixas dos Reis, sócio-diretor da 8SR Gestão & Valor em Saúde; consultor de gestão por processos em serviços de saúde; mestre em Ciências pela EERP/USP; especialista em Gestão de Negócios em Saúde pela FAAP Ribeirão Preto; especialista em Controle de Infecção em Serviços de Saúde pela EERP/USP; professor Tutor do Curso MBA da USP de Gestão em Saúde; enfermeiro; com experiência em gestão de equipes e processos assistenciais. Atualmente, trabalha em projetos de consultorias em gestão de processos e custos assistenciais em serviços de saúde e operadoras de saúde suplementar. Durante a trajetória profissional, trabalhou em unidades para atendimento de pacientes críticos, em serviço de controle de infecções assistenciais, unidades de atendimento pré-hospitalar e pronto-atendimento, nas funções assistenciais e gerenciais. Possui experiência em processos de certificação de qualidade, gestão de custos assistenciais e implementação de protocolos clínicos e assistenciais.

PROAGS-PR

O Programa de Atualização dos Gestores da Saúde (PROAGS-PR), lançado pela FEMIPA, em parceria com a 8SR Gestão & Valor em Saúde, é voltado a dirigentes e colaboradores das santas casas e hospitais filantrópicos do Paraná.

Ao todo, estão previstos cinco módulos presenciais, com metodologia de “aprender fazendo”. Cada módulo vai acontecer, sempre, em três regiões do estado, facilitando o acesso e deslocamentos dos participantes, e a duração será de oito horas, compreendendo uma hora de atividades da Femipa e sete horas/aula. As turmas têm limite de 50 pessoas e, para os associados à Femipa, a inscrição é gratuita. Para as santas casas e hospitais filantrópicos que ainda não são associados à Femipa, o valor para cada módulo é de R$ 200,00.

Após levantamento de ideias com os hospitais associados à Femipa, foram definidos os temas que serão abordados em cada módulo:

  1. Gestão financeira, receitas e custos (Setembro/2024) – REALIZADO
  2. Faturamento e fluxo do prontuário (Novembro/2024)
  3. Gestão de pessoas e cultura institucional (Fevereiro/2025)
  4. Governança clínica como modelo de gestão (Abril/2025)
  5. Formatação e gestão dos indicadores estratégicos (Junho/2025)

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição.

Clique aqui para acessar o PDF do programa.

Fonte: Maureen Bertol - Assessoria de Imprensa FEMIPA