O Hospital da Providência realizou a formatura da primeira turma de pediatria e segunda turma de residência médica na última semana. No total, seis médicos receberam o título de especialistas – três em pediatria e três em clínica médica.
A solenidade de formatura foi realizada logo após a missa celebrada por Monsenhor Roberto Carrara, na Capela da Esperança. Estiveram presentes a diretora geral do Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil, Irmã Geovana Aparecida Ramos; o diretor executivo das Instituições, Guilherme da Silva Borges; o diretor clínico e médico, Dr.Sérgio Seidi Ushida; o diretor técnico-médico, Dr. Eudilson Mendonça; preceptores da residência médica, chefes de clínicas e demais membros do corpo clínico; além de colaboradores dos hospitais e familiares dos novos especialistas.
Para o coordenador do programa em pediatria, Dr. Luiz Carlos Busnardo, a criação da residência pediátrica no Hospital da Providência Materno Infantil é o exemplo do renascimento de um ideal diante de uma dificuldade. “O Brasil tem passado por período difícil no que se refere à disponibilidade de pediatras assistencialistas. Não é raro nos depararmos com notícias de falta de pediatras. A imprensa tem sido muito clara e esse fato não tem sido muito diferente no [Hospital] Materno Infantil. O Programa de Residência Médica melhorou muito a assistência pediátrica no hospital, mesmo sabendo que [ainda estamos] muito longe do ideal, temos que caminhar e melhorar”, afirma. “Em 2016 tivemos recorde de baixa mortalidade infantil na região. A gravidez na adolescência tem diminuído”, completa, ressaltando as mudanças.
De acordo com o coordenador da residência em Clínica Médica, Dr. Leonardo Marchi, o intuito é formar mais profissionais especializados e ampliar o serviço médico. “A residência médica foi inovadora para o hospital e para a cidade. Veio para incrementar o serviço. Os formandos estão passando em outras residências fora daqui, fazendo subespecialidades e é um motivo de orgulho. E alguns estão ficando aqui na região, como a Dra. Patrícia Calejas e o Dr. Evandro Rosa, que já trabalhavam conosco, e também um novo pediatra, o Dr. Ataíde Valente”.
Para o médico Silvio Lima, que concluiu a residência em clínica médica, o momento foi de gratidão. “Agradecemos a todos, mas em especial aos pacientes, pois foram eles que possibilitaram que chegássemos a esse momento. Muito obrigado por terem nos dado essa oportunidade de nos tornarmos especialistas”, destacou.
O Programa de Residência Médica é desenvolvido através da Comissão de Residência Médica (COREME), coordenada pela Dra. Jaqueline Pini. A primeira turma foi aberta em 2014 com apoio do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba, Prefeitura Municipal de Apucarana e Autarquia Municipal de Saúde.
Novas turmas
Novas turmas irão iniciar as atividades do programa de residência médica nesta quarta-feira (1). O Hospital da Providência e Materno Infantil estão organizando uma aula inaugural para médicos residentes nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica e pediatria. No total serão 13 médicos residentes integrando o corpo clínico do Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil.
Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital da Providência